Confederação Brasileira de Golfe

Site do Gatorade Sports Science Institute no Brasil

10 de dezembro de 2001

O Gatorade Sports Science Institute (GSSI), instituição sem fins lucrativos fundada em 1988 com o objetivo de compartilhar informações e expandir os conhecimentos relacionados às ciências do esporte, lançou no Brasil o site http://www.gssi.com.br
onde podem ser encontradas todas as edições do Sports Science Exchange (SSE), outras publicações do GSSI e o calendário de eventos no Brasil.

O SSE é um informativo científico trimestral, que leva a profissionais da atividade física, da medicina e da nutrição esportiva estudos e pesquisas sobre temas relevantes ligados às ciências do esporte.

A edição de número 30, de agosto de 2001, traz o artigo “Efeito da ingestão de carboidratos no desempenho de atletas em exercícios de alta intensidade”, escrito por Janet Walberg Rankin, do departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício da Virginia Tech.

Os principais tópicos do artigo são:

 As sessões de exercícios de alta intensidade provocam o consumo de grande quantidade de carboidratos. Porém, a quantidade total utilizada está limitada à duração do exercício. Durante uma sessão de exercício de resistência ou um “tiro” de 30 segundos, o consumo de glicogênio muscular é da ordem de 25 a 30% das reservas do músculo exercitado. No entanto, os exercícios repetidos causam grande diminuição nas reservas de glicogênio.

 Durante os exercícios de alta intensidade, a depleção (redução de matéria armazenada no corpo) de glicogênio ocorre mais intensamente nas fibras do tipo II (rápidas) do que nas do tipo I (lentas). Este fato ocorre mesmo quando a depleção de glicogênio nas fibras é pequena. O uso prolongado de glicogênio pelas fibras do tipo II, assim como por alguns compartimentos celulares específicos, pode acelerar a instalação da fadiga.

 O desempenho atlético em apenas um exercício ou em uma série deles é melhorado quando precedido de dieta rica em carboidratos, comparativamente à dieta pobre nesse nutriente.

 Os benefícios que uma dieta rica em carboidratos promove em exercícios de alta intensidade ainda não estão esclarecidos.

Na última publicação do ano, lançada em novembro, consta o artigo sobre “Carboidratos, Hormônios e Performance em Exercícios de Resistência”, de J. Mark Davis, do departamento de Ciência do Exercício da Universidade da Carolina do Sul. Entre os itens principais estão:

 Exercícios extenuantes e prolongados aumentam a concentração plasmática de hormônios como o do crescimento, a epinefrina, o cortisol e o glucagon. A concentração de insulina diminui.

 A ingestão de carboidratos durante os exercícios prolongados atua sobre esses hormônios, retardando a fadiga.

 A ação desses hormônios retarda a fadiga central (cérebro) e periférica (músculos), contribuindo para manter a glicemia, o glicogênio hepático e muscular, e reduzir a concentração de ácidos graxos livres, triptofano livre e amônia.

 Como medida preventiva à possível diminuição da glicose plasmática e para auxiliar na resposta hormonal ao exercício, os atletas devem ingerir 240 a 350ml de bebidas esportivas, que contêm carboidratos, a cada 15-20 minutos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site