Confederação Brasileira de Golfe

Tiger em busca do bi no British Open

16 de julho de 2005

Neste domingo (dia 17), o mundo conhecerá o campeão do 134o. British Open, o mais antigo e tradicional torneio da história do golfe. Em 2005, o Open Championship, como seus organizadores gostam de chamar a competição, voltou ao berço do golfe mundial, o Old Course de St. Andrews, na Escócia.

Com três rodadas finalizadas, Tiger Woods está mais próximo de seu segundo major no ano. O atual vencedor do Masters e vice-campeão do U.S. Open tem -12 com as 204 tacadas (66-67-71) somadas depois da volta de hoje. Após atuar muito bem debaixo de chuva na quinta-feira, Tiger sofreu com o vento forte deste sábado e com as duas penalidades que tomou por jogar a bola em arbustos próximos a fairways. Foi pior que seus principais oponentess na disputa, mas conseguiu segurar a liderança.

Para conseguir seu bicampeonato no Aberto Britânico (o primeiro foi em 2000), o californiano de 29 anos precisa manter a vantagem de duas tacadas que tem para o segundo colocado, o espanhol José Maria Olazábal. Mas quem aparece como a principal ameaça a Tiger na final é o sul-africano Retief Goosen, que jogou 66 e tem -9, no terceiro lugar. Goosen perdeu a chance do tri no U.S. Open, em junho, por uma jornada catastrófica na rodada final e procura se reabilitar. Empatado com ele está Colin Montgomerie. O campeão do U.S. Open, Michael Campbell tem-7.

Além do retorno a St. Andrews, este British Open fica marcado na história como o palco definitivo da despedida de Jack Nicklaus (foto) dos campos de golfe. Aos 65 anos, o “Urso Dourado” tem em seu curriculum 18 majors conquistados, incluindo três do Open Championship, onde ele só não foi maior que Bobby Jones, o único na história a ganhar o Grand Slam, em 1930.

Nicklaus ficou duas tacadas acima do corte e não chegou à fase final deste British Open, cuja bolsa é de US$ 7,5 milhões.

St. Andrews – O retorno do British Open a Meca do golfe faz do Old Course o campo que mais sediou o torneio na história. Foram 27 edições realizadas no local onde o esporte começou a ser jogado 600 anos atrás. A primeira foi em 1873 e a última em 2000, quando Tiger Woods, com oito tacadas de vantagem, tornou-se o golfista mais jovem da história a conquistar os quatro majors – Masters, U.S. Open, British Open e U.S. PGA.

A grande final do Open Championship terá transmissão ao vivo e exclusiva da ESPN, a partir das 9h.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site