Confederação Brasileira de Golfe

Tiger Woods é bi em St. Andrews

17 de julho de 2005

Tiger Woods conquistou pela segunda vez, neste domingo (dia 17), o British Open, torneio mais antigo e tradicional do golfe. A primeira havia sido em 2000, também no Old Course de St. Andrews (foto), na Escócia. O feito coloca Tiger no hall de mitos do campo considerado como o berço do golfe mundial. Com a vitória, ele se iguala a Jack Nicklaus, que também tem duas vitórias em St. Andrews.

Aos 29 anos, o atual número 1 do mundo também torna-se o terceiro jogador com mais títulos no Grand Slam. São 10 em toda a carreira, oito a menos que Nicklaus, maior vencedor da história do esporte que se despediu dos campos neste Open Championship.

Mesmo não repetindo a performance fantástica do Millenium Open, quando estabeleceu a marca histórica de -19 – com oito tacadas de vantagem para Thomas Bjorn e Ernie Els -, Tiger se manteve superior aos adversários durante os quatro dias de disputa.

Na final de hoje, jogou 70 depois de quatro birdies e dois bogeys, chegando a 274 tacadas (66-67-71-70), 14 abaixo do par. Foram cinco tacadas de vantagem para o escocês Colin Montgomerie e seis para o norte-americano Fred Couples e o espanhol José Maria Olazábal, bicampeão do Masters. Sem dúvida, uma vitória soberana.

Em 14 eventos no ano, Tiger venceu quatro, sendo este seu segundo major em 2005. O primeiro foi o Masters, em abril.

Além do retorno a St. Andrews, o 134o. British Open fica marcado na história como o palco definitivo da despedida de Jack Nicklaus dos campos de golfe. Aos 65 anos, o “Urso Dourado” (apelido que ganhou pela corpulência e pelo cabelo loiro) tem em seu curriculum 18 majors conquistados, incluindo três do Aberto Britânico, onde ele só não foi maior que Bobby Jones, o único na história a ganhar o Grand Slam, em 1930.

Nicklaus ficou duas tacadas acima do corte e não chegou à fase final da competição, cuja bolsa é de US$ 7,5 milhões.

St. Andrews – O retorno do Open Championship a Meca do golfe faz do Old Course o campo que mais sediou o torneio na história. Foram 28 edições realizadas no local onde o esporte começou a ser jogado 600 anos atrás. A primeira foi em 1873 e a penúltima em 2000, quando Tiger Woods, tornou-se o golfista mais jovem da história a conquistar os quatro majors – Masters, U.S. Open, British Open e U.S. PGA.

O programa Por Dentro do Golfe, da ESPN Brasil, mostra os melhores momentos do British Open nesta quarta-feira às 18h40.

Candy Hannemann – O Weetabix Womens British Open, tão tradicional quanto o Open Championship, tem início dia 28, no Royal Birkdale, em Merseyside, Inglaterra. A carioca Candy Hannemann já está na Europa, onde treina para o último major feminino do ano, que reunirá 150 jogadoras.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site