Confederação Brasileira de Golfe

Um torneio para entrar para a história

20 de julho de 2009

Não é a toa que a competição internacional que ocorre simultaneamente ao o 2º Gillette Mach3 Cup – 79º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, torneio que acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, leva o nome de um gaúcho de Santana do Livramento que se tornou o melhor golfista de todos os tempos do Brasil. O nome dele é Mário Gonzalez, hoje um senhor de 86 anos, homenageado com a 2ª Taça Mario Gonzalez, que reunirá alguns dos melhores golfistas de dez países do continente.

O Amador do Brasil teve sua primeira edição em 1929, quando foi vencido por S.G MacGregor. Com exceção de 1932 e 1942, quando não foi realizado, tem ocorrido todos os anos. Em todo esse tempo, a coleção de títulos de Mario Gonzalez (também na foto abaixo) na competição é imbatível. Ele foi nove vezes campeão (de 1939 a 1943, e 1945 a 1949). Após atingir essa marca no principal torneio de golfe do país, só restou a Mário Gonzalez um caminho. Ele se tornou profissional, mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde está até hoje, e continuou fazendo história no esporte – entre outros feitos, foi oito vezes campeão do Aberto do Brasil, por exemplo.

É claro que outros nomes do golfe brasileiro também se consagraram com ajuda dessa competição – muitos deles da família Gonzalez, diga-se de passagem. José Maria Gonzalez Filho, o Pinduca, irmão de Mario, ganhou quatro vezes (1953 a 1956). Jaime Gonzalez, filho de Mario, venceu outras quatro vezes (1969, 1971, 1972 e 1976), antes de também seguir os passos do pai e se profissionalizar. Mario Gonzalez Filho, irmão de Jaime, venceu em 1965. Priscillo Diniz, sobrinho de Mario, foi duas vezes campeão (1974 e 1975) e também virou um profissional de sucesso. Por fim, Maria Alice Gonzalez, também sobrinha de Mario, venceu três vezes no feminino (1975, 1978 e 1986) antes de se tornar uma das poucas profissionais femininas de golfe do país. No total, a dinastia dos Gonzalez coleciona a bagatela de 23 taças da competição.

Outros grandes nomes do golfe brasileiro também fazer parte da história do torneio. Ricardo Rossi, por exemplo, venceu a disputa três vezes (1973/1977/1978). J.J. Barbosa venceu outras duas vezes. O gaúcho Antonio L. Chaves Barcellos, mais conhecido como Nico, que hoje é profissional no próprio Itanhangá Golf Club, é o segundo maior vencedor da competição. Ao todo Nico sagrou-se seis vezes campeão, de 1983 a 1986, em 1989 e 1990.

De geração em geração, o Campeonato Amador de Golfe do Brasil, hoje patrocinado pela marca Gillette Mach3, que também patrocina Tiger Woods, a fera do golfe mundial, também faz parte do currículo de atletas que hoje defendem o Brasil no exterior. Como o caso do profissional Alexandre Rocha, que joga no circuito europeu. Rocha venceu a disputa duas vezes (1994 e 1997).

Outros jogadores que hoje são profissionais venceram antes o Amador do Brasil antes de transformarem o golfe em seu ganha-pão. É o caso de Eduardo Macedo, Vinicius Muller, Stephan Bergner, Eduardo Pesenti (que atualmente voltou a ser amador), Ricardo Goes, Ivo Leão (também novamente amador) e Fernando Mechereffe (atualmente jogando nos EUA), sem contar com os amadores que continuam tendo destaque, como Roberto Gomez (quatro vezes campeão), Daniel Dias (bicampeão), Gonzalo Berlin Filho, Pedro Costa Lima e Felipe Lessa, campeão no ano passado.

Entre as damas, os recordes de vitórias também são impressionantes e traçam um verdadeiro túnel do tempo na história do golfe brasileiro. A maior golfista amadora brasileira de todos os tempos, Elizabeth Nickhorn, venceu nada menos do que 17 edições do torneio (1967 a 1971, 1973, 1974, de 1979 a 1983, 1985, 1992, 1994, 1997 e 1998). Maria Cândida Hannemann, a Candy, que disputa torneios pelo circuito LPGA, levou a taça duas vezes.

Patrícia Carvalho, atualmente uma promessa no golfe feminino amador, já subiu ao lugar mais alto do podium cinco vezes. Karina Palmberg, bicampeã brasileira juvenil de golfe feminino, defenderá o seu título conquistado em 2008.

Quem será o próximo golfista a deixar sua marca no Amador de Golfe é impossível prever. A certeza é que este torneio continuará a fazer história pelos campos do País.

Em 2009, a competição tem o patrocínio de Gillette, realização da Confederação Brasileira de Golfe e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O torneio conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. A ativação da marca durante o torneio será realizada pela segunda vez consecutiva pela agência MIX Brand Experience.

Sobre a Gillette

Líder de mercado no segmento de lâminas, há mais de 30 anos, a Gillette tem colocado à disposição dos seus consumidores brasileiros um amplo leque de produtos de alta qualidade com o máximo de tecnologia. Com uma linha completa de produtos para um barbear perfeito, um dos destaques no portifolio da marca que é sinônimo de categoria, o aparelho Gillette Mach3 Power.

Mach3 Power chegou ao mercado para revolucionar a maneira de barbear dos homens, graças à tecnologia que reúne em um só produto 62 patentes, garantindo um barbear mais rente e com muito menos irritação. Equipado com um pequeno motor movido à pilha, utiliza um exclusivo sistema de micropulsos, produzido por meio da suave vibração de seu cabo, que levanta os pêlos, deixando-os mais distantes da pele, permitindo assim que o barbear seja mais rente e confortável. Mach3 Power é à prova dágua, o que permite a limpeza com praticidade e segurança e utiliza uma pilha tamanho AAA (palito).

Gillette no mundo dos esportes

Desde 1939 a Gillette, que já figurava entre as maiores companhias do mundo, patrocina o esporte. Sempre muito ligada a atletas e a pratica de atividades esportivas, Gillette Mach3, atualmente, tem como seus embaixadores mundiais três grandes campeões: Tiger Woods, Roger Federer, Thierry Henry e, também, o Kaká para a América Latina. Até a Copa do Mundo de 2010, Gillette é patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol, que engloba as seleções masculinas Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17 e Seleção Feminina. Ainda sob a assinatura da linha Gillette Mach3, a companhia patrocina a Seleção Brasileira de Beach Soccer, além de outros eventos esportivos, como torneios de golfe, de tênis e regatas.

Programação

21 e 22/07 – Treino
22/07 – Torneio Am-Am
23 a 26/07 – Campeonato Amador e Taça Mario Gonzalez
26/07 – Premiação
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site