Confederação Brasileira de Golfe

Dia da Amizade Brasil-Argentina é celebrado com grandes conquistas do golfe

30 de novembro de 2020

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia da Amizade Brasil-Argentina, data instituída em 2018 com o objetivo de intenção é “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países. Os dois vizinhos têm juntos 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% de seu PIB. O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, e a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

No golfe, a história também é vasta, reforçando os laços entre as duas nações. “A relação que o golfe brasileiro tem com o argentino é extremamente saudável. Temos profunda amizade e não deixamos nunca de convidar os golfistas argentinos aos nossos principais campeonatos, como o Amador do Brasil. E da mesma maneira sempre temos convite para os torneios deles. Isso enobrece o esporte e aumenta a relação de amizade de forma exponencial”, afirma Euclides Gusi, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe). “Temos uma grande troca de experiências e informações, então acredito que a gente use bastante essa amizade. Ano que vem, por exemplo, vamos trazer um técnico argentino para dar clínicas de putter no Brasil. Essa troca de conhecimento, informação e técnicas é saudável para todo mundo, e espero que essa parceria entre os dois países cada vez aumente mais”, reforça. “Temos grande apreço pela Asociación Argentina de Golf, da mesma maneira que eles têm por nós” finaliza.

“Argentina e Brasil têm uma história muito rica quando se trata de esportes, e o golfe é obviamente parte dessa história que compartilhamos em diferentes modalidades. Dos triunfos de Roberto às vitórias mais recentes dos nossos jogadores, sempre pensamos que vencer no Brasil elevou nossos parâmetros”, comenta Andrés Schönbaum, presidente da AAG. “A comemoração da amizade entre Brasil e Argentina foi um ponto de partida, algo que naturalmente aconteceu também no esporte. A integração regional ficou ainda mais marcante e, felizmente, a aproximação com nossos irmãos brasileiros se aprofundou”, complementa.

No golfe, não são muitas as histórias de brasileiros que triunfaram na Argentina, tal qual argentinos que venceram no Brasil, como bem lembra Andrés. “Assim como o Brasil viu alguns argentinos campeões, nós também recebemos grandes jogadores campeões de golfe. Os triunfos de Mario González no Aberto e as conquistas históricas de Herik Machado no Campeonato Amador Argentino e no Campeonato Nacional de Golpes são a prova de que, tanto na Argentina quanto no Brasil, o golfe sempre foi uma questão de paixão esportiva”. Confira abaixo alguns destaques:

Mario Gonzalez

O maior golfista brasileiro de todos os tempos foi extremamente vitorioso, e suas conquistas na Argentina foram muito valorizadas. O próprio Gonzalez considerava sua vitória “mais importante” a do Abierto de Argentina, em 1940, quando se tornou o primeiro amador desde 1908 a vencer o torneio. De um total de 16 conquistas internacionais, 4 foram no Campeonato Amador da Argentina, e 2 no Aberto da Argentina, fazendo dele o brasileiro mais vitorioso nas terras dos hermanos.

Roberto De Vicenzo, Vicente Chino Fernández e Angel Cabrera

Sem dúvida, os triunfos de Roberto De Vicenzo no Aberto do Brasil foram uma forte ponte de contato entre argentinos e brasileiros. Suas conquistas em 1954, 1957, 1960, 1963, 1964 e 1973, abriram o caminho para que outros viessem atrás, como Vicente Chino Fernández, que deixou sua marca em 1977, 1981, 1983, 1984 e 1994. Assim como eles, muitos argentinos vieram competir no Brasil nos seguintes, incluindo Angel Cabrera, que além de vencer o Aberto do Brasil, em 1998, prevaleceu no Torneio de Masters um ano depois.

PGA TOUR

Com a criação do PGA Tour Latinoamerica, os triunfos de jogadores argentinos no Brasil ganharam notoriedade internacional. Em 2016, ano que o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Olímpicos, Jorge Fernández Valdés venceu a 63ª edição do Aberto do Brasil. Este foi um dos pontos de partida para a grande carreira do profissional de Córdoba, que este ano disputou a LOCALiQ Series. Em 2012, primeiro ano do circuito latino-americano, Clodomiro Carranza ganhou o título do Aberto do Brasil, disputado no São Fernando GC.

Amadores

Entre os amadores, destaque para o filho do atual presidente da entidade argentina, Andrés Schonbaum, e Agustina Gómez Cisterna, campeões do 87º Campeonato Amador do Brasil, e para o os títulos argentinos da Copa Los Andes em 1992 e 1951, no masculino; 1972 e 1965, no feminino, além do título duplo em 1964, no Itanhangá Golf Club.

Herik Machado

Apesar do grande número de triunfos argentinos em solo brasileiro, nos últimos foi um golfista gaúcho que ganhou notoriedade ao conquistar por dois anos consecutivos títulos na Argentina. Em 2016 Herik Machado foi campeão do 121º Campeonato Argentino de Aficionados, o principal campeonato amador da Argentina e sexto torneio de golfe amador mais antigo do mundo, e em 2017 conquistou o título do 58º Campeonato Nacional por Golpes 2017. O próprio Herik destaca que o torneio de 2016 foi o mais significativo de sua carreira até o momento, por ser reconhecido em todo o mundo, e pelo longo tempo em que um brasileiro não triunfava na Argentina.

A CBGolfe e a AAG parabenizam a todos os golfistas pelas grandes histórias e conquistas, e celebram juntas o Dia da Amizade Brasil-Argentina.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site