Confederação Brasileira de Golfe

A LINGUAGEM CORPORAL DO GOLFISTA:

23 de outubro de 2006

Inicialmente, podemos afirmar que o corpo e a mente representam a mesma realidade física e psicológica, ou seja, cada corpo é único e equivale dizer que cada mente é única, logo, a personalidade é um mundo psíquico-cultural, único em cada indivíduo. Sabemos também, que o esporte ajuda a promover positivamente a disposição para o comportamento social, estabilidade emocional, a motivação para o rendimento, força de vontade e autodisciplina. Estes fatores são desenvolvidos ou sofrem grandes bloqueios, baseado no registro de “coisas passadas” que se instalou no corpo-mente de cada um de nós; desta maneira, podemos afirmar, que a linguagem corporal de um golfista depende de sua história, de como resolveu seus primeiros desafios (que podem estar hoje refletidos em seus medos e convicções), de como se alimenta e descansa, de como ama, de como dá e recebe afeto, e como se relaciona com as duas dimensões: tempo e espaço.
Numa partida de golfe, o tempo que mobiliza o golfista, não é aquele convencional, matematizado pelo relógio; mas sim, o tempo de natureza psicológica. Tenho observado nos campos, principalmente nos buracos 14 ou 15, que o movimento corporal do jogador de golfe começa a se modificar; alguns aceleram seus passos nos fairways, mexem com rapidez à cabeça no momento do putter, enquanto outros, diminuem suas passadas, e desaceleram suas tacadas…
Como foi resolvido um desejo no passado? Rapidamente, no “tempo certo” ou vagarosamente? E os primeiros passos? Foi cedo, no “momento exato” ou tarde em relação às outras crianças?
O jogo de golfe, leva em média 4 horas e meia. Este tempo, que é mais psicológico do que cronológico, pode deixar um jogador impaciente e gerar ansiedade e frustração, como pode levar o jogador, a uma atitude serena, paciente e positiva.
Muitos golfistas se impressionam com as bancas de areia, outros com os rios e lagos (água), outros com a estreiteza do fairway, com o tamanho das árvores, ou com a dimensão do green. Estão presentes, o “espaço-tempo”, duas dimensões analisadas psiquicamente e que acompanham todos os esportes, mas observadas somente como unidades físicas concretas.
Por isso, é importante que o jogador de golfe – independente de handicap, sexo ou idade; aprenda a se conhecer melhor, pois a pressão do jogo certamente poderá modificar o seu movimento corporal, alterando o seu swing.
Usar técnicas de relaxamento e concentração e uma conversa com o seu psicólogo esportivo são dicas interessantes para defender o seu jogo e manter a esperança de fazer uma boa apresentação para você e para os amigos.

Psicólogo Esportivo da Confederação Brasileira de Golfe

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site