Confederação Brasileira de Golfe

Aberto de SP reúne convocados para Sul-Americano Pré-Juvenil

17 de agosto de 2005

O 56o. Aberto do Estado de São Paulo contará com a participação dos seis jogadores das equipes masculina e feminina que irão representar o Brasil no Sul-Americano Pré-Juvenil da Colômbia (29 de agosto a 4 de setembro, no Club Payandé, em Villeta). Será a oportunidade de iniciar, em São Paulo, o trabalho de preparação para o torneio que reúne os melhores golfistas do continente com, no máximo, 15 anos.

Nesta quinta-feira, os atletas Daniel Stapff (PR), Luis Gama (SP), André Tourinho (RJ), Karina Palmberg (SP), Daniela Murray (SP) e Larissa Rocha Pombo (PR) estarão reunidos em jantar de confraternização promovido pela CBG. O presidente Álvaro Almeida estará presente, assim como os demais integrantes da delegação brasileira.

Além da importância simbólica, o encontro servirá para que os membros da comitiva apresentem seus planos de trabalho. São eles, a chefe da delegação, Cida Palmberg, o capitão do time masculino, Paulo Willemsens Neto, a capitã do time feminino, Maria de Lourdes Verlangieri, e o psicólogo Esmerino Rodrigues.

“O objetivo é dar todo o apoio necessário para que as equipes se apresentem bem na competição”, diz Cida, que é diretora de Golfe Juvenil da CBG e conhece bem os talentos promissores da modalidade no Brasil.

Rodrigues, que trabalhou como psicólogo junto a sete delegações brasileiras (inclusive nas duas últimas edições do Sul-Americano Pré-Juvenil), aproveitará esse primeiro momento para buscar a diminuição de um certo nível de tensão, existente em razão dos jogadores serem todos estreantes na seleção. “São atletas com pouca experiência internacional e bem jovens ainda. É importante deixá-los à vontade, sem qualquer tipo de pressão”, afirma.

Outro aspecto fundamental para Rodrigues é a integração do grupo. “O golfe é um esporte muito individual. No momento em que se faz parte de uma equipe, é preciso ter uma atitude coletiva”, explica o psicólogo, que trabalha há quatro anos com o esporte, sendo três ao lado da CBG.

Antes de embarcar para a Colômbia no dia 28, o grupo vai ouvir uma palestra de Rodrigues e fazer um jogo reunindo os convocados.

Neste Sul-Americano, o Brasil busca seu quinto título e quarto consecutivo na categoria masculino. As vitórias aconteceram no Paraguai, em 91; no Equador, em 2002; no Chile, em 2003; e no Brasil, em 2004, quando a equipe foi formada por Máximo Kopp, Eduardo Kim e Rafael Becker. Os principais adversários são Argentina e Colômbia.

As meninas, por sua vez, tentam um título inédito. Na edição anterior, no São Fernando, em Cotia (SP), Cecília Kleinert, Carla Ziliotto e Roberta Quaresma chegaram ao quinto lugar no campeonato. Peru (campeão em 2004), Argentina e Colômbia são os maiores oponentes das brasileiras.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site