Confederação Brasileira de Golfe

Abertura oficial do 40° Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe

27 de março de 2007

Nesta terça-feira, num agradável fim de tarde no Itanhangá Golf Club, com palmeiras e a fantástica Pedra Gávea como cenário de fundo, foi aberto o 40o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe. Do dia 28 ao 31, os melhores jogadores masculinos e femininos de 10 países – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – disputarão a taça que até esse momento está nas mãos da Argentina.

“A última vez que o Brasil sediou o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe foi há 10 anos. Estávamos com saudade. Os jogadores juvenis são o sangue de qualquer esporte, principalmente do golfe. Mais do que uma competição de alto nível e uma confraternização de nações vizinhas, o que veremos nos próximos dias nos fairways do belíssimo Itanhangá Golf Club é o futuro do esporte que amamos, que estará presente em cada tacada”, discursou Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Em seguida, foi a vez de Jorge Ormachea, presidente de Federação Sul-Americana de Golfe, dar as boas-vindas: “Essa jornada de amizade e golfe é um grande acontecimento, ainda mais por acontecer num campo belíssimo e reunir tantos novos talentos. Agora, é só começar a disputa, e, como se costuma dizer, que vença o melhor”.

De fato, apesar de a sorte fazer parte do jogo, a vitória ficará mesmo com a equipe que demonstrar mais técnica, serenidade e garra. “Quem acompanhou esses dois dias de treino (26 e 27), sabe que a disputa não será fácil. Há jogadores talentosos em todos os países. Com certeza, serão quatro dias memoráveis para o Itanhangá Golf Club e para o golfe juvenil brasileiro”, disse Albert Gauss, vice-presidente de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Golfe.

A equipe feminina brasileira é composta pelas paulistas Daniela Murray, campeã brasileira juvenil 2007, e Cecília Kleinert, a primeira no ranking nacional; e pela gaúcha Bruna Spengler, escolhida pela CBG por sua dedicação e rápida ascensão (é golfista há apenas dois anos). A equipe masculina será formada pelos cariocas Felipe Navarro, campeão brasileiro juvenil em 2007, e André Tourinho, o melhor da classificatória após o Brasileiro Juvenil; e pelo paranaense Máximo Kopp, escolhido pela CBG por ter ficado em 16o no campeonato mundial de golfe. Além disso, na primeira etapa do Tour Juvenil 2007 no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, Kopp quebrou o recorde do campo, jogando 9 abaixo do par.

As equipes são capitaneadas por dois jogadores experientes: Maria de Lourdes Verlangieri, que já esteve à frente da equipe feminina que disputou o torneio em 2006; e Wagner Rocumback, o mesmo da equipe masculina vencedora do torneio em 1995, em Maracaibo, Venezuela. “Juntamente com Argentina, Colômbia e Chile, somos os mais cotados para levar o título. E estamos realmente preparados, técnica e psicologicamente, para buscar essa vitória”, diz Rocumback.

As equipes vencedoras garantirão participação no mundial juvenil no Japão, que acontece em junho deste ano.

O Sul-Americano Juvenil é realizado pela Federação Sul Americana de Golfe e conta com logística local do clube anfitrião e da CBG. O patrocínio é da Autodesk e o apoio ficou por conta da Matte Leão, da Titleist e da Prefeitura do Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Pan-Americanos.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site