Confederação Brasileira de Golfe

Alexandre Rocha disputará o Brasil Classic apresentado por HSBC, em São Paulo

21 de março de 2013

O paulista Alexandre Rocha, único brasileiro no PGA Tour em 31 anos, jogará novamente em São Paulo após uma ausência de oito anos. Ele confirmou presença no Brasil Classic, apresentado pelo HSBC, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, que acontece de 4 a 7 de abril no São Paulo Golf Club, na Zona Sul da capital paulista, com US$ 675 mil em prêmios, disputados por 144 golfistas de diversas nacionalidades. O campeão ganhará US$ 121,5 mil. A última vez em que Rocha jogou em São Paulo foi em 2005, quando foi vice-campeão de uma etapa do circuito sul-americano de golfe profissional.

No momento, Rocha é um dos golfistas brasileiros mais cotados para conquistar uma vaga para as Olimpíadas de 2016, que marcam o retorno do golfe aos Jogos Olímpicos após 112 anos de ausência. Ele é membro do PGA Tour (Professional Golfers´ Association Tour, ou Circuito da Associação dos Golfistas Profissionais), que reúne a elite do golfe mundial, desde 2011.

No ano passado, terminou em 131º lugar no ranking do circuito, com US$ 614 mil em prêmios. Por duas vezes esteve próximo de seu primeiro título: no Reno-Tahoe Open, em agosto, quando foi vice-campeão, melhor resultado até hoje de um brasileiro na elite do golfe mundial, e no Frys.com Open, em outubro, quando foi 4º colocado.

Apesar de ter sido sua melhor temporada da carreira, Rocha não garantiu acesso pleno à temporada 2013, o que lhe permitirá jogar apenas de 10 a 12 torneios do PGA Tour. Por isso, ele disputa também este ano o Web.com Tour, atualmente a única forma de classificação para o PGA Tour. Com um 4º lugar no Colombia Championship, disputado no início de março, ele está em 11º lugar no ranking do Web.com Tour – os primeiros 25 colocados ganham acesso pleno ao PGA Tour para a temporada 2013/14, que inicia em outubro.

“É um prazer imenso participar de uma etapa de um circuito como o Web.com Tour em minha cidade. Há três anos, antes de eu entrar para o PGA Tour, isso era algo que não imaginava acontecer tão cedo”, diz Rocha, lembrando que esta é a estreia do circuito no Brasil.

“Tenho treinado muito. Como estou disputando este ano o PGA Tour e o Web.com Tour, devo jogar no total de 24 a 28 torneios em 2013, o maior número de competições desde que entrei no PGA Tour, e isso exige muito da parte técnica e física, além de demandar muitas viagens. Meu foco está 100% em participar da volta do golfe às Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016”, completa Rocha, que a partir desta quinta-feira disputa o Chitimacha Lousiana Open, etapa do Web.com Tour da Louisiana, nos EUA, com US$ 550 mil em prêmios.

A lista completa dos inscritos no Brasil Classic será divulgada nos próximos dias. Só podem participar golfistas que passaram pela rigorosa peneira do PGA Tour americano e convidados dos patrocinadores. Um Pro-Am, competição entre equipes formadas por um profissional e três amadores, abrirá oficialmente o evento na quarta-feira dia 3 de abril.

Os torneios que fazem parte do Web.com Tour, como o Brasil Classic, valem pontos para o ranking mundial de golfe, que será o critério utilizado para a seleção dos golfistas que disputarão as Olimpíadas.

O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, Rolex e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Os convites para o evento são gratuitos e devem ser solicitados com antecedência pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br

Serviço – Brasil Classic apresentado pelo HSBC
Onde: São Paulo Golf Club, São Paulo, SP
Pro-Am: 3 de abril
Competição: 4 a 7 de abril
Credenciamento para a imprensa: solicitações devem ser enviadas para o e-mail redação@zdl.com.br, com nome, função e telefone
Convites gratuitos: devem ser solicitados pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br e retirados no hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 – Brooklin) de 1º a 7 de abril

 

Sobre o HSBC – HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Patrocínios de golfe do HSBC – O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Womens Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o Asias Major e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como “a joia do golfe asiático”.

O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.

Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.

No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf – uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.

No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots – programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.

Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com

Sobre a CBG – Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre a IMX – Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4×4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site