Confederação Brasileira de Golfe

BRASIL CLASSIC marca estreia de brasileiros no Web.com Tour

25 de março de 2013

O Brasil Classic, torneio apresentado pelo HSBC que marca a chegada do Web.com Tour no País, será a estreia de diversos brasileiros no circuito de acesso ao PGA Tour, a elite do golfe mundial. De 4 a 7 de abril, nove talentos do golfe nacional – sete deles pela primeira vez – disputarão com outros 135 atletas de todo o mundo uma premiação de US$ 675 mil, além de pontos para o ranking mundial e uma chance de chegar ao tão sonhado PGA Tour, meta de todo golfista.

O paulista Ronaldo Francisco, líder do ranking da Confederação Brasileira de Golfe e membro do PGA Tour Latinoamérica, é um dos que disputará pela primeira vez um torneio tão importante. “É um ponto alto em minha carreira e uma grande chance. Tenho treinado muito”, diz o atleta, que tem o patrocínio da YKP, uma das patrocinadoras do Brasil Classic.

Também competirão no Brasil Classic os profissionais Lucas Lee (SP), que atualmente disputa o circuito asiático One Asia, Daniel Stapff (PR) e Philippe Gasnier (RJ), ambos membros do PGA Tour Latinoamérica. Dois profissionais representarão o São Paulo Golf Club na disputa: Erik Andersson (RJ) e Rafael Barcellos (RS), dois profissionais de enorme talento e muito sucesso na carreira.

O futuro do golfe brasileiro também estará muito bem representado, no caso pelo paulista Rafael Becker, que será o único golfista amador em campo graças a uma indicação da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). Estudante e membro do time de golfe da Wichita State University na divisão 1 da NCAA, o concorrido circuito universitário americano, ele é atualmente 90º colocado no ranking mundial amador – é o primeiro brasileiro a figurar entre os 100 primeiros da lista. Becker é tricampeão brasileiro amador e membro do time campeão da Copa Los Andes – Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes em 2011, no Rio de Janeiro. Ele deve se profissionalizar ainda em 2013 e, no final do ano, lutar por uma vaga no Web.com Tour 2014 para tentar chegar ao PGA Tour.

Os sete se somarão a dois brasileiros que já conhecem bem o Web.com Tour: o paulista Alexandre Rocha, único brasileiro no PGA Tour desde 1981, e o gaúcho Fernando Mechereffe, que disputa o circuito de acesso pelo segundo ano consecutivo.

“Meu foco está no Web.com Tour, pois quero garantir minha classificação para a próxima temporada do PGA Tour”, diz Rocha, que este ano só poderá jogar de 10 a 12 torneios do circuito profissional, por isso resolveu priorizar o de acesso.

“Este é o meu segundo ano no Web.com Tour, mas sem dúvida este torneio no Brasil será o mais especial de todos que joguei. Ter o apoio e jogar na frente de meus irmãos brasileiros será uma experiência extraordinária. Estou treinando bastante e, se Deus quiser, jogarei bem. O objetivo é simples: ganhar”, diz Mechereffe, gaúcho que vive e treina nos EUA há mais de dez anos.

“O Brasil Classic é o torneio de maior expressão no calendário profissional brasileiro em 2013. É uma oportunidade nunca vivida pelos atletas brasileiros em seu próprio território. Teremos em campo um time de talentos brasileiros do mais alto nível em busca de um título inédito”, diz Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

A lista completa dos inscritos no Brasil Classic será divulgada nos próximos dias. Um Pro-Am, competição entre equipes formadas por um profissional e três amadores, abrirá oficialmente o evento na quarta-feira dia 3 de abril.

O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, Rolex e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Os convites para o evento são gratuitos e devem ser solicitados com antecedência pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br

Serviço

Brasil Classic apresentado pelo HSBC
Onde: São Paulo Golf Club, São Paulo, SP
Pro-Am: 3 de abril
Competição: 4 a 7 de abril
Credenciamento para a imprensa: solicitações devem ser enviadas para o e-mail redacao@zdl.com.br, com nome, função e telefone
Convites gratuitos: devem ser solicitados pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br e retirados no hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 – Brooklin) de 1º a 7 de abril

Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Womens Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o Asias Major e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como “a joia do golfe asiático”.

O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.

Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.

No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf – uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.

No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots – programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.

Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com

Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4×4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site