Confederação Brasileira de Golfe

Copa Los Andes começa no Gávea nesta terça-feira

25 de novembro de 2002

A Copa Los Andes, a maior competição de golfe da América do Sul, começa amanhã (terça-feira) às 6:30h no Gávea Golf & Country Club, em São Conrado, Rio de Janeiro, reunindo 90 jogadores representando Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Há dez anos o Brasil não sediava a competição, que percorre todos os países participantes.

O Brasil vem com força total para a Copa Los Andes, com a equipe masculina formada por Roberto Gomez (SP), campeão do Aberto do Estado da Bahia, Rodrigo Lacerda Soares Filho (SP), vice-campeão Brasileiro de Match-Play, Octávio Villar (RS), campeão do Aberto do Estado de São Paulo, Philippe Gasnier (RJ), campeão Brasileiro de Match-Play, e Felipe Lessa (RS), campeão Sul-americano Pré-Juvenil, todos com grande experiência em torneios internacionais. A equipe feminina tem Maria Priscila Iida (SP), melhor jogadora dos VII Jogos Sul-americanos; Ruriko Nakamura (SP), campeã Brasileira de Match-Play; Cristina Baldi (RS), vice-campeã Brasileira de Match-Play, Patrícia Carvalho (PR), campeã Brasileira, e Victória Meyer (SP), campeã dos VII Jogos Sul-americanos.

Os jogadores brasileiros estão bastante confiantes. A exemplo do que disse ontem Patrícia Carvalho, Vicky Meyer e Cristina Baldi confirmaram que as chances de vitória são grandes. “Estamos muito otimistas e só pensamos em ganhar. Esse campo é diferente, principalmente na região montanhosa. Para quem vem a primeira vez é assustador. Nós o conhecemos bem, mas os estrangeiros, não”, explicou Cristina, jogadora que já representou o Brasil em diversos campeonatos internacionais mas que, pela primeira vez, joga um sul-americano no Brasil. “A pressão é maior, e dá aquele friozinho na barriga. Temos que nos concentrar e manter o nosso jogo”, completou. “Temos que entrar para ganhar”, confirmou Lu Davis, capitã da equipe feminina.

Entre os homens, o otimismo também é grande: “Queremos pegar forte amanhã, pois, no último dia, teoricamente, os outros jogadores já estarão conhecendo mais o campo. Estamos, inclusive, fazendo um trabalho com o psicólogo Esmerino, o que nunca tinha sido feito”, disse Octávio Villar.

Sobre os adversários, ele comentou: “A equipe do Uruguai, que é mesma que ganhou no ano passado, está bem forte, assim como da Argentina e Colômbia”.

O diretor de marketing da Confederação Brasileira de Golfe, Paulo Goulart, enfatizou a importância do evento para o Brasil: “Estamos há 14 meses trabalhando para o sucesso do torneio, que é o mais importante da América do Sul. A escolha do Gávea Golf & Country Club foi excelente, e seguiu dois critérios: primeiro por ser tradicional, e, segundo, por ser complexo tecnicamente e de difícil adequação dos jogadores estrangeiros”, explicou.

No ano passado, o torneio foi disputado no Chile, com o Uruguai vencendo na categoria masculina e o Chile na feminina. O Brasil já venceu o torneio seis vezes no masculino (1954,1972, 1975, 1982, 1988 e 1995) e nove vezes no feminino (1968, 1976, 1977, 1979, 1983, 1984, 1985, 1986 e 1987). A Argentina detém o maior número de vitórias, com 30 títulos no masculino e 24 no feminino.

A Copa Los Andes tem patrocínio da Embratel e apoio de Nike, Schweppes, Hospital Samaritano, R&A, IR, Club Car, Nextel, Autokraft-BMW e Casa Granado.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site