Confederação Brasileira de Golfe

Credicard One Golf Tour Jr: Golfistas fazem as contas

04 de setembro de 2002

Realizadas quatro das cinco etapas classificatórias do Credicard One Golf Tour Jr. (Ribeirão Preto, Joinville, Porto Alegre e Rio de Janeiro), vários golfistas estão fazendo suas contas para saber como está sua situação para conquistar uma vaga para o Master, que será realizado em São Paulo, de 8 a 11 de novembro. E a última chance para marcar pontos será em Curitiba, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, quando, em cada uma das categorias, apenas os nove mais bem colocados garantem a presença na grande decisão, que vale uma passagem aérea para os Estados Unidos para o vencedor e muitos pontos no ranking nacional.

A disposição dos golfistas pôde ser sentida na etapa do Rio de Janeiro, realizada neste fim de semana no Itanhangá Golf Club. Apesar da chuva incessante de domingo, apenas dois jogadores não compareceram – e a emoção foi constante até o fim.

Como o regulamento estabelece que apenas quatro dos cinco resultados das etapas de classificação contem para a definição dos finalistas, alguns golfistas já garantiram suas vagas no Master – casos de Felipe Lessa, vencedor geral do Rio e líder não só da sua categoria (a C), como da geral; e Máximo Kopp, que ganhou todas as etapas na categoria D. “E espero continuar assim até o fim”, brinca Maximo, que não só venceu todas as etapas da D como superou sempre o mesmo rival, André Yui. Felipe, que na categoria C perdeu apenas a etapa de Joinville (SC), realizada em abril, pode até substituir seu resultado em caso de nova vitória em Curitiba. A briga pela segunda posição entre os golfistas da C é dura: Christian Kallberg tem 95 pontos contra 94 de Gonzalo Berlim.

O grande rival de Felipe na etapa Rio de Janeiro, o também gaúcho Fernando Guimarães, é outro golfista que já garantiu sua presença no Master, pela categoria B – o mesmo acontece com Juan Miguel Cavalieri Jr., que vinha liderando a categoria mas perdeu o primeiro lugar para Thiago Silva, e Celso Teixeira Filho. Fernando quase venceu a Geral no Itanhangá: chegou a empatar com Felipe mas, numa hora importantíssima, teve sua concentração quebrada por um celular que tocou. “De que adiantava reclamar? E vi o constrangimento da pessoa… Essas coisas acontecem”, lamentou Fernando, que ficou a quatro tacadas da vitória no Rio.

Entre as meninas, a briga está acirrada principalmente na categoria D, na qual Cecília Kleinert, que não pontuou no Rio, está em primeiro lugar, apenas cinco pontos à frente de Daniel Murray (terceira colocada no Itanhangá) e com 15 de vantagem sobre a campeã da etapa realizada neste fim de semana, Kyle Roig.

Único circuito juvenil do golfe brasileiro, o Credicard One Golf Tour Jr. é disputado em cinco categorias no masculino (A, geral; B, para golfistas de 15 a 18 anos; C, para jogadores de 13 a 15 anos; D, para atletas de 11 a 13 anos; e E, para golfistas até 11 anos) e quatro no feminino (A, geral; B, para golfistas de 15 a 18 anos; C, para jogadores de 13 a 15 anos; e D, para atletas de 11 a 13 anos). O sistema de disputa do Credicard One Golf Tour Jr. é o stroke play, no qual os competidores jogam 18 buracos no primeiro dia e 18 no segundo, sagrando-se vencedor da etapa o golfista que obtém o menor número de tacadas.

O Credicard One Golf Tour Jr. é uma realização da Try Sports, com patrocínio da Credicard One e apoio da Blue Life, Tam, Tam Viagens, Mega Banho Corona e Club Car, com supervisão da CBG.

Masculino Geral
1º Felipe Lessa, 100 pontos
2º Juan Miguel Cavalieri Jr., 92
3º Thiago Silva, 89

Masculino B
1º Thiago Silva, 101 pontos
2º Juan Miguel Cavalieri Jr., 99
3º Fernando Guimarães, 72

Masculino C
1º Felipe Lessa, 116 pontos
3º Gonzalo Berlim, 96
2º Christian Kallberg, 95

Masculino D
1º Maximo Kopp, 120 pontos
2º André Yui, 104 pontos
3º Caio Barbosa, 76 pontos

Masculino E
1º Luís Gama, 90 pontos
2º Rafael Becker, 61
3º Antonio Carnevale, 52

Feminino Geral
1ª Patrícia Carvalho, 77 pontos
2ª Cristina Gugler, 57
3ª Tatiana Guimarães, 50

Feminino B
1ª Patrícia Carvalho, 80 pontos
2ª Tatiana Guimarães, 50
3ª Victoria Meyer, 45

Feminino C
1ª Cristina Gugler, 100 pontos
2ª Adriana Niclotti, 55
3ª Maria Toledo Guilger, 50

Feminino D
1ª Cecília Kleinert, 75 pontos
2ª Daniela Murray, 70
3ª Kyle Roig, 60

Divulgação: Try Sports

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site