Confederação Brasileira de Golfe

Evento discute negócios de golfe

09 de outubro de 2007

O Marriott Costa do Sauípe recebeu de 3 a 6 deste mês o Brasil Golf Show, encontro de negócios ligados à indústria do golfe. O evento reuniu mais de 350 participantes, 30 palestrantes brasileiros e 8 estrangeiros e mais de 30 expositores.

Também circularam pelos corredores do evento os responsáveis por mais de R$ 8 bilhões em investimentos em empreendimentos com campo de golfe no país, em estados como Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

O evento começou na quarta-feira 3 com um coquetel – o Momento GOLF life, que foi patrocinado pela revista de golfe da Siquini Editorial – e com um discurso de Mazza, da GT Golfe, que ressaltou que o momento é muito favorável ao crescimento do golfe no país. “Os investidores, incorporadores e operadores hoteleiros já estão aqui entre nós investindo, muitos deles ao nosso lado nesta noite, construindo, contratando e capacitando mão de obra, grando negócios e receitas para toda a cadeia produtiva do turismo e do golfe e também contribuindo para a promoção do Brasil no exterior”, afirmou. Também fizeram discursos o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, Fernando Pinto Moura, do Banco Alfa, Eduy Azevedo, da Sauípe SA, José Gonzalez, diretor geral dos hotéis Marriott e Renaissance, Luiz Cingolani, da Federação Baiana de Golfe, Amaury Mônaco, do Grupo Acme, e Celso Teixeira, da GT Golfe.

Todos os visitantes puderam conferir as novidades da Expo Brasil Golf Show, um show room de produtos e serviços de mais de 30 expositores nacionais e internacionais. As novidades iam de tacos da São Bento Golfe e camisas que usam a mais alta tecnologia da JB Golf a equipamentos para manutenção de campo e produtores de grama. Um dos destaques foi o estande da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, onde a empresa apresentou a Reserva do Paiva, arrojado complexo turístico e Imobiliário com campo de golfe que está lançando em Pernambuco. Chamavam também a atenção os estandes da Itograss, do Grupo Acme e da Club Car, entre outros.

O ponto alto do evento foram as palestras do Fórum Panorama de Negócios no Golfe Brasil e Mercosul, que começou com uma palestra do escritor e consultor Luiz Fernando Garcia, autor do livro Gente que Faz, que contou com o patrocínio do Grupo Acme. Nos dois dias de palestras, houve temas mais técnicos, como novas variedades de sementes e manejo de greens, temas bastante atuais, como licenciamento ambiental, e muitos momentos de descontração, principalmente nas palestras do consultor de empresas Luiz Fernando Garcia. Uma das presenças mais importantes foi a de Brian Costello, designer responsável pelos campos da Costa do Sauípe e da Fazenda da Grama.

Outra palestra bastante interessante foi a “El golf como creador de valor”, onde Francisco Aymerich, um dos maiores especialistas da Europa em gestão de empreendimentos de golfe, falou sobre a experiência espanhola que levou o país a alcançar a marca de mais de 300 campos de golfe, 340 mil praticantes e EUR 1 bilhão em negócios anualmente.

Encerramento – Para encerrar o Brasil Golf Show nada melhor do que golfe da melhor qualidade. Pois foi isso que aconteceu durante o Golf Trade Tournament, disputado no belo Costa do Sauípe Golf Links e reuniu aproximadamente 100 jogadores. Quando o torneio se iniciava, uma grande clínica de golfe (foto ao lado)  com o profissional Ricardo Melo, comentarista da ESPN, reuniu na manhã de sábado 6 mais de 80 interessados em aprender golfe e disputar os prêmios da categoria iniciantes.

Os campeões scratch do Golf Trade Tournament foram Roberto Gomez e Samara Tariant. Artur Coronado, com 38 pontos, foi o campeão da categoria 0 a 13,9 de index, seguido por Rodrigo Gimenez e Jorge Ishii. Na categoria de index 14 a 23,9, o título ficou com Carlos Bautista, com 41 pontos, seguido por Humberto Monte Neto e Benedito Negrini. José Gonzalez, com 37 pontos, venceu a categoria de 24 a 36, seguido por Juan Cortés e João Luiz Borba. Na categoria feminina com handicap, a vencedora foi Diva Ribeiro, seguida por Helena Ishii e Terezinha Dias.

Patrocínio – Os patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento foram o Banco Alfa, escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Damha Golf Club, Revista Golf Life, Itograss, Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Costa do Sauípe, Marriott Resort & Spa, TAM, TAM Viagens, Resorts Brasil, Grupo Acme, Forth Jardim, Regatec, Club Car, JB Golf e a World Sports. A revista Golf & Turismo, o site Máquina do Esporte e a ESPN foram mídias parceiras. O evento foi idealizado e realizado pela GT Golfe/Golf Travel e teve o apoio institucional do Ministério do Turismo.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site