Confederação Brasileira de Golfe

Londrina e Royal Golf recebem o Aberto do Paraná

12 de outubro de 2005

Este ano, dois clubes terão a honra de sediar o tradicional Campeonato Aberto do Estado do Paraná (14-16 de outubro). O Londrina Golf Club (foto) receberá as categorias scratch, hcps 0-5, 6-9, 10-15, no masculino, e scratch e hcp 0-15, no feminino, em disputa de 54 buracos. Já o Royal Golf Residence, também em Londrina, será o palco dos jogadores com hcps 16-24 e 25-36 (masculino e feminino), em 36 buracos.

“Levar os grandes eventos para o interior do Estado, onde eles têm um grande apelo, faz parte de uma política de descentralização que implementamos aqui”, diz o presidente da Federação Paranaense de Golfe, Joaquim de Oliveira Portes.

É a segunda vez que o Londrina sedia a mais importante competição do Paraná. No mês passado, seu campo de 18 buracos também teve a aprovação unânime dos participantes do 10o. Interfederações Adulto. “Trabalhamos muito para corresponder ao nível dos atletas que atuam em torneios de alta competitividade como este”, afirma o presidente do clube fundado em 1989, Bruno Veronesi.

O campo de fairways largos, greens relativamente grandes e rough baixo do Londrina formou dois golfistas de grande futuro nos últimos anos: Ivan Fuganti, que atua no circuito universitário dos Estados Unidos, e João Paulo Albuquerque, o no. 8 do Ranking Nacional Amador.

Jogando “em casa”, Albuquerque é um dos golfistas que busca assegurar classificação entre os cinco integrantes da equipe masculina no 60o. Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes (20-27 de novembro). Irão para o Equador os três melhores colocados no Ranking após o 16o. Aberto do Paraná, além dos campeões do 75o. Amador do Brasil (Gonzalo Berlin e Patrícia Carvalho) e de mais um indicado pela CBG.

“É mais um fator que engrandece nosso torneio, que contará com os melhores jogadores do Brasil”, comemora Portes.

Lutarão pelo título e por uma das vagas na Los Andes, o no. 1 do Brasil, Leonardo Marengo (SP), Octavio Villar (RS), Roberto Gomez (SP), Ricardo Conrado (RS), Eduardo Kim (SP), Felipe Lessa (RS), Máximo Kopp (PR), Rogério Bernardo (SP) e Everton da Silva (SP).

“Acima de tudo, vou para Londrina jogar meu jogo. Procuro não pensar muito nisso (convocação) e acabar me pressionando. É claro que quero muito ir para a Los Andes, mas vou me concentrar apenas na competição”, salienta Marengo, que, na próxima semana, representa o Brasil no Aberto do Chile ao lado de Kopp.

No lado feminino, Ruriko Nakamura (SP), Carla Ziliotto (SP) e Isadora Stapff (PR), além da no. 1 Patrícia Carvalho, também estão confirmadas no Aberto do Paraná.

A gaúcha Bruna Spengler é a atleta indicada pela CBG para participar do campeonato.

Royal – O outro palco do Aberto é considerado um dos mais belos campos do País. Inaugurado em junho de 2003, o Royal Golf Residence, de nove buracos, fica localizado dentro de um condomínio residencial em Londrina e tem seu projeto assinado pelo arquiteto norte-americano Dan Blankenship.

Em 2004, o certame foi realizado no Alphaville Graciosa Clube e teve como campeões Patrícia, com 224 gross, e Gomez, com 211.

O 16o. Campeonato Aberto do Estado do Paraná também valerá para o ranking estadual. Para maiores informações, acesse o site da Federação Paranaense de Golfe: www.fprgolfe.com.br .

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site