Confederação Brasileira de Golfe

México sedia disputa por três vagas na Copa do Mundo

02 de outubro de 2005

O Brasil é um dos 17 países que, a partir de quarta-feira (dia 5), disputam o 4o. Paradise Village Nations Cup, em Nuevo Vallarta, no México. A competição, no El Tigre Club de Golf (foto), de par 71, garante três duplas na Copa do Mundo (17 a 20 de novembro), em Portugal, que reunirá 24 equipes e alguns dos melhores jogadores da atualidade, com bolsa de US$ 4 milhões.

A Nations Cup é organizada pelo Tour de las Americas, que indicou Philippe Gasnier e Alex Rocha (foto) como representantes do Brasil na seletiva, por serem estes os melhores do País no circuito. O torneio de quatro dias será jogado no mesmo formato do Mundial: modalidade fourball no primeiro e terceiro dia, quando vale o melhor resultado da dupla, e tacadas alternadas no segundo e quarto, quando os dois parceiros jogam a mesma bola.

Apesar dos treinos oficiais começarem apenas nesta segunda-feira, Gasnier e Rocha estão em Nuevo Vallarta desde quarta-feira passada. O objetivo é se adaptar melhor ao campo, que fica à beira do Oceano Pacífico, e ganhar entrosamento. “O desafio é que a dupla funcione bem em campo, que não haja desequilíbrio entre os dois, mesmo quando um não estiver tão bem. Por isso, a empatia entre eles é muito importante”, afirma o psicólogo esportivo da CBG, Esmerino Rodrigues, que, mesmo à distância, trabalha com os dois brasileiros residentes na Flórida. “Conversei com eles antes de embarcarem para o México e estavam muito tranqüilos”, conta Rodrigues.

Uma das preocupações de Gasnier e Rocha era, na modalidade de tacadas alternadas, definir qual bola iriam usar e quem, por exemplo, começaria jogando os buracos de par ímpar e par.

A dupla mexicana formada por Pablo Del Olmo e Alex Quiroz é apontada como uma das favoritas a conquistar vaga para a Copa do Mundo. Os dois ganharam a última edição do torneio com uma vantagem de onze tacadas. Em entrevista ao site da CBG na semana passada, Rocha disse quem, na sua opinião, eram os principais adversários do Brasil: “Não creio que haja uma equipe melhor do que o Brasil, mas algumas tão boas quanto. Para mim, México, Colômbia e Canadá vão brigar pela classificação, além de nós.”

Veja abaixo a relação de 18 duplas que jogarão o Paradise Village Nations Cup, no exuberante campo de 7.205 jardas do El Tigre Club de Golf. A Argentina já está qualificada para o Mundial de novembro.

BAHAMAS: Lemon Gorospe e Paul Johnson
BERMUDAS: Michael Sims e Dwayne Pearman
BRASIL: Philippe Gasnier e Alex Rocha
CANADÁ: Craig Taylor e Stuart Anderson
CHILE: Mark Tullo e Felipe Aguilar
COLÔMBIA: Eduardo Herrera e Diego Vanegas
COSTA RICA: Alejandro Duque e Juan Marin
GUATEMALA: Alejandro Villavicencio e Jorge Gonzales
ISRAEL: Itamar Cohen e Oren Geri
JAMAICA: Peter Horrobin e Brian Green
MÉXICO: Pablo Del Olmo e Alex Quiroz
PERU: Arturo Zamora e Cornelio Diaz
PORTO RICO: Wilfredo Morales e Yoyo Rosario
SÉRVIA E MONTENEGRO: Igor Milicic e Stefan Vasovic
SUIÇA: Alexandre Chopard e Robert Wiederkehr
URUGUAI: Diego Perez e Jorge Libindo
VENEZUELA: Carlos Larrain e Manuel Bermudez

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site