Confederação Brasileira de Golfe

Navarro e Isadora conquistam título no RJ

05 de junho de 2010

O atleta carioca Felipe Navarro recebeu neste sábado, dia 5, no Gavea Golf & Country Club, na capital fluminense, o título de campeão do Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 38° Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. Navarro somou nos dois primeiros dias de competição um total de 136 tacadas, parciais de 69 e 67. Logo atrás, com 138 tacadas (69/69), ficou Giordano Junqueira, seguido por Pedro Costa Lima, com 141 strokes (69/72).

“Este é o meu primeiro título em torneios do ranking nacional. Agora quero me dedicar para as próximas competições e tentar garantir a minha vaga para o mundial na Argentina”, declara Navarro.

A etapa final da disputa, prevista para acontecer neste sábado 5, foi cancelada devido à fortes rajadas de vento que atingiram a região de São Conrado, onde está localizado o clube. Os campeões foram definidos com os resultados dos dois primeiros dias. 

Fato que não estragou o brilho da festa de encerramento. Emocionado com o troféu nas mãos, Felipe Navarro, membro do clube anfitrião, dedicou seu prêmio ao seu pai, Rafael Navarro, um dos mais conceituados profissionais de golfe do país. “Esse título é para você pai”, declarou o jovem garoto diante dos convidados na festa de premiação. 

Na categoria feminina, a paranaense Isadora Stapff ficou com o título de campeã da disputa com um total 145 tacadas (71/74), quatro tacadas de vantagem em relação à jogadora Mariana de Biase, atual campeã brasileira, com um total de 149 tacadas (78/71). Em terceiro ficou Patrícia Carvalho, com 152 (79/73).

“Estou muito feliz por vencer um torneio do ranking nacional e principalmente em um campo que eu nunca tinha jogado tão bem”, comemora Isadora Stapff, que acabou de chegar dos EUA, onde defende a Barry University na NCAA, uma das principais ligas universitárias norte-americanas de golfe.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RESULTADO FINAL 

O torneio, que contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes, é o primeiro dos quatro desafios que definirão os participantes brasileiros no Mundial Amador entre os dias 16 e 23 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.

Demais categorias – Também foram premiados os seguintes jogadores: Bernardo Willemsens (campeão masculino hcp até 8,5); Flavio Tellechea Cairoli (2º lugar masculino hcp até 8,5); Caio Barbosa (3º colocado masculino hcp até 8,5); Silvio Luis Cecin (campeão masculino hcp de 8,5 a 14,0); Rafael Ventriglia (2º lugar masculino hcp de 8,5 a 14,0); Cristian Barcellos (3º colocado masculino hcp de 8,5 a 14,0); Ruriko Nakamura (campeã feminina com hcp); Stela Miyagi (2º lugar feminina com hcp); e Julia Shin (3ª colocada feminina com hcp).

Antidoping – Com presença maciça dos principais jogadores do golfe nacional, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) realizou na tarde desta sexta-feira 4, no Gávea Golf & Country Club, uma palestra sobre controle antidoping, ministrada pela professora Isadora Toscano de Britto (na foto ao lado), assistente de projetos da área médica antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Estamos muito satisfeitos em saber que os atletas de golfe estão interessados no tema”, declarou Isadora.

Abordando questões fundamentais para o esporte como procedimento de controle antidoping, ética, análise de amostras, riscos da automedicação, listas de substâncias proibidas, penalidades, entre outros, o evento foi marcado pelo interesse dos presentes, que ao final da apresentação tiraram uma série de dúvidas com a palestrante.

Os golfistas também receberam um material informativo com explicações sobre dúvidas freqüentes e uma lista de substâncias e métodos proibidos permanentemente pela Federação Internacional de Golfe (IOF), Comitê Olímpico Internacional e Brasileiro (COI e COB), e pela Agência Mundial de Antidoping.

De acordo com aviso divulgado anteriormente (clique aqui ver matéria publicada), a palestra realizada foi apenas o primeiro passo de inserção do sistema antidoping no golfe brasileiro que será implantado de forma gradual.

“Essa palestra é apenas o começo de um processo de conscientização com o objetivo de educar nossos melhores atletas sobre os perigos da automedicação”, analisa Vicky Whyte, vice-presidente da CBG.

As próximas ações sobre a questão acontecerão durante o Amador Brasileiro, em julho, no Itanhangá Golf Club, também no Rio. A primeira será uma palestra com o doutor Eduardo De Rose, especialista internacional no assunto e também membro da área médica antidoping do COB. O outro passo será a aplicação do controle antidoping apenas para a categoria masculina do torneio.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site