Confederação Brasileira de Golfe

O trabalho em equipe perto da utopia (Guillermo Piernes)

11 de outubro de 2006
Até onde podemos chegar perto da utopia de uma sociedade solidária integrada por imperfeitos seres humanos? Jogar golfe por equipes com companheiros esforçados, alegres, respeitosos e disciplinados nos aproxima muito.

Golfistas de três gerações diferentes, um nos 30, outro nos 50 e outro quase nos 70, o empresário, o escritor e o dono de cartório. Assim era a equipe no recente torneio beneficente da APAE São Paulo, patrocinado pelo Bradesco Private, Odontoprev e Comgás e organizado pela Eagle. Os handicaps também em três níveis. Em comum, a paixão pelo golfe.

As primeiras tacadas deixaram claro que as diferentes aptidões e limitações técnicas ou físicas obrigariam ao melhor raciocínio no momento de definir a estratégia. A equipe tinha pouca margem para erros. Foi iniciado um processo de apoio mutuo e de intercambio de opiniões franco, sem imposições.

Nas corporações e no golfe, o líder é estimulado a melhorar o relacionamento. O problema é que os resultados chegam a médio e longo prazo enquanto o líder é cobrado implacavelmente em curto prazo. O resultado é o desgaste. No campo houve revezamento de liderança. A convicção total de alguém do trio para tentar a bola alta ou baixa, pela esquerda ou pela direita ou para indicar quem devia arriscar e quem não, quem bateria primeiro ou por último, indicava o líder de turno.

A equipe teve uma estrutura horizontal, e o líder de turno uma visão holística, dando força a quem fraquejava, animando a surgir o talento tímido, identificando a disposição para o sucesso. Tacada depois de tacada. Por conhecimento, experiência ou percepção, as lideranças rotativas funcionaram.

A estrutura hierárquica, autoritária e individualista foi substituída pela valorização de processos de respeito ao planejamento e a capacidade individual. “Quer melhorar as pessoas? Invista nos processos. Quer melhorar os processos? Invista nas pessoas”, rezam as modernas cartilhas de gestão, que foram aplicadas na grama.

Os erros aconteceram sem recriminação alguma porque todos estavam com a melhor disposição e foco possíveis. Erros que deram mais combustível para a vontade de fazer um bom papel. Quando a equipe chegou ao último buraco, havia a certeza de subir ao pódio.

No tee do último buraco foi espantada a euforia, que às vezes nos faz enxergar a realidade destorcida. Concentrada, a equipe fez um birdie num buraco difícil. Quando a bola entrou no ultimo buraco, houve um forte abraço trilateral sem prestar atenção à chuva que começava a cair e molhava a grama do Clube de Campo de São Paulo, os tacos e os jogadores. A equipe tinha dado o melhor, jogado no limite das suas possibilidades, com o máximo de entrosamento.

A equipe acabou no primeiro lugar empatada com outras duas equipes. Foi o fruto tangível de um trabalho coletivo de imperfeitos seres humanos que foram no vácuo da utopia. 

* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB).

Pódio
Unibanco: De 27 de novembro a 3 de dezembro será disputado o Unibanco AIG Match Play Championship para golfistas profissionais com uma bolsa de R$ 50 mil, organizado pela LM Golfe. No dia inicial da competição deverá ser realizada a eleição para renovar a diretoria da ABPG atendendo assim as exigências estatutárias, aproveitando a concentração dos profissionais de todo o país no evento em São Paulo.

APG: João Batista Miranda quebrou todos os recordes do tradicional torneio das terças feiras no FPG Golf Center na primeira etapa do 21º torneio APG TAM Viagens, com oito tacadas abaixo do par e nove birdies.

Golf Life: O III Golf Life Day, reuniu 1,5 mil pessoas na Fazenda da Grama, em Vinhedo que além de golfe teve desfiles de moda, degustações de champanha e ostras e um show de Jorge Benjor, golfista do Itanhangá do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Golf4all, com o patrocínio da Mercedes-Benz, Celebrity e Hotéis Transamérica.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site