Confederação Brasileira de Golfe

Palco perfeito para o 75o. Amador de Golfe do Brasil

27 de julho de 2005

Em estado impecável, o campo do Porto Alegre Country Club será o palco, nos próximos quatro dias, do mais importante e representativo torneio de golfe do País. É a 75a. edição do Campeonato Amador de Golfe do Brasil (28 a 31 de julho), com largada a partir das 7h30 desta quinta-feira.

Os vencedores recebem uma taça de posse transitória, que no último ano, ficou com o paulista Roberto Gomez e a paranaense Patrícia Carvalho, campeões em 2004. A disputa tem modalidade stroke-play com 72 buracos na categoria scratch. Paralelamente se dará a Taça Waldir Ribeiro de Lima (dias 28 e 29), que contempla as categorias handicap até 9 para homens e handicap até 15 para mulheres, em disputa de apenas 36 buracos.

Os novos campeões brasileiros serão aclamados em um dos mais antigos clubes do País. No dia 30 de maio, o Porto Alegre também completou 75 anos de fundação e hoje se encontra como se fosse novo. “Todo ele está preparado para receber os grandes atletas que participarão do Amador”, afirma o presidente do clube, Carlos Barreiro Edelweiss. “Uma das melhorias é a grama de inverno plantada nos greens, evitando que o frio afete a qualidade do piso”, conta.

O otimismo de Edelweiss é compartilhado pelo presidente da CBG, Álvaro Almeida. “Certamente, essa edição do Amador de Golfe do Brasil vai revelar novos talentos e reafirmar nomes já consagrados. Nada mais justo que isso ocorra em um campo com a qualidade e a tradição do Porto Alegre Country Club”, comemora Álvaro.

Em seus primeiros anos, o Porto Alegre era chamado de “Clube dos Ingleses”, em razão da forte presença de ingleses e norte-americanos entre seus sócios. Com o tempo, o clube conseguiu aliar as origens estrangeiras às tradições locais, promovendo churrascos e festas típicas gaúchas.

Atualmente, o clube idealizado pelo texano J.E. Millender possui mais de mil associados e um dos melhores campos do País, tendo sediado importantes competições nacionais e formado alguns dos jogadores que fizeram história no golfe brasileiro.

Elizabeth Nickhorn e Fernando “Nico” Barcellos são dois deles. Juntos somam 23 títulos no Amador do Brasil: 17 de Elizabeth, recorde entre as mulheres, e seis de Nico, que o coloca como segundo maior vencedor da competição.

Luciana Bemvenuti, Cristina Schmit, Daniel Dias (foto), Fernando Chaves Barcellos, Ricardo Góes, Felipe Lessa e Aldo Wolf são outros campeões “nascidos” dentro dos 50 hectares de reserva ecológica do Porto Alegre, localizado bem no centro da capital gaúcha.

A última vez que o Porto Alegre sediou um Amador do Brasil foi em 2003, quando Daniel Dias e a paulista Maria Priscila Iida foram os campeões. “Sentimos muita honra em voltar a receber a competição mais importante do Brasil. Especialmente numa fase em que o golfe atravessa um momento de grande expansão no mundo e no Brasil, não sendo diferente aqui no Rio Grande do Sul”, diz Edelweiss.

Os melhores

Os golfistas indicados pelas federações para o 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil são: Pedro Costa Lima (SP), André Tourinho (RJ), Daniel Stapff (PR), Eduardo Farinha (RS) e Gonzalo Berlin (Centro-Oeste/Nordeste). Lívia Amado, de São Paulo, foi a indicada pela Confederação Brasileira de Golfe.

Entre os melhores do ranking, participarão Máximo Kopp (PR), Leonardo Marengo (SP), Roberto Gomez (SP), Fernando Guimarães (RS), Guy Bragança (RJ), João Paulo Albuquerque (PR), Alessandro Fabietti (SP), Enzo Miyamura (PR) e Daniel Dias (RS). No feminino, Patrícia Carvalho (PR), Melinda Pellegrino (RJ) e Ruriko Nakamura (SP).

A Comissão do Campeonato se reserva o direito de fazer cortes após 54 buracos, se necessário, onde permanecerão os 60 melhores e empatados e as 15 melhores e empatadas femininas.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site