Confederação Brasileira de Golfe

Palestras realizadas no 31º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil

02 de agosto de 2021

No 31º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil, organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil, além da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e Itanhangá Golf Clube, os pais, acompanhantes e jovens tiveram a oportunidade de participar de duas palestras, nos dias 21 e 2 de julho.

Confira abaixo os principais tópicos da apresentação nos arquivos em PDF.

Ruan Soares
Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

A primeira sobre “Nutrição Esportiva para o Jovem Atleta”, realizada por Ruan Santos. Pesquisador no Comitê Olímpico do Brasil,  Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em  Gestão Esportiva pelo Comitê Olímpico Internacional, Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ, Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNIRIO,  Mestre em Neurologia pela UNIRIO.

A segunda sobre “A Importância da Família no Desenvolvimento dos Jovens Atletas” com Raquel Melo, bacharel em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em neurociências e esporte pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social pela UERJ, professora universitária na UNESA e pesquisadora no Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Clique aqui para ver o PDF da apresentação do nutricionista Ruan Santos.

Clique aqui para ver o PDF da apresentação da psicóloga Raquel Melo.

Raquel Melo
Foto: Patrick Gomes/CBGolfe

Nutrição:

“A Nutrição Esportiva presta assistência na avaliação, planejamento, acompanhamento, bem como, educação dos parâmetros nutricionais e de hidratação de indivíduos e coletividades. Para que o desempenho em treinamentos e competições sejam efetivos, é necessária uma ingestão de alimentos e líquidos adequados com relação a quantidade, qualidade e periodização, prescritas de forma personalizada, de acordo com a especificidade de cada modalidade.”

Psicologia:

“A psicologia do esporte busca entender como os fatores psicológicos influenciam no desempenho físico do atleta e a compreender como a participação nessas atividades afeta seu desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar. Mas antes de ter como objetivo a melhora no rendimento esportivo, o foco principal do psicólogo do esporte é a melhora da consciência do indivíduo sobre si mesmo. Aprendendo a expandir suas capacidades, habilidades e disciplina, o que vai influenciar diretamente o rendimento esportivo.

Considerando essa perspectiva a Psicologia do esporte pode ser definida como um saber que busca averiguar as razões e os impactos dos fenômenos emocionais que exibe o indivíduo antes, durante e após a execução da atividade física, seja ela de cunho lúdico ou competitivo, principalmente quando essas emoções estão excessivas e atrapalham o rendimento do atleta. Com isso, a psicologia do esporte utiliza algumas estratégias para Regulação emocional do atleta, para que ao se deparar com situações que desencadeiam um gatilho para surgimento dessas emoções, aprenda a geri-las de uma forma que os ajude e não prejudique o rendimento.

A psicologia do esporte se dedica em auxiliar a preparação psicológica dos atletas (considerando que existe uma tríade que tem como base o treinamento físico, técnico/tático e a preparação psicológica), tendo por objetivo impulsionar e ampliar a capacidade de performance dos jogadores e em orientá-los, recuperá-los (emocionalmente) de lesões e proporcionar atividade para aprimorar a saúde física e mental dos desportistas. A função do psicólogo está incumbida pela saúde psíquica de um time e se aprimora a partir de um tratamento das emoções vivenciadas pelos atletas em seu dia-a-dia na profissão.

Para melhores resultados no preparo dos atletas, o papel dos pais torna-se importante, a seguir algumas características importantes que os pais devem adotar: Ser apoiador na vida esportiva do filho (a) e em seu percurso de desenvolvimento como atleta; Ter conhecimento sobre as principais exigências do esporte para auxiliar os filhos e ter consciência que para os filhos os pensamentos, opiniões e atitudes dos pais têm grande valor.

Saber separar os papéis de cada um que lida diretamente com o atleta é crucial, e os pais necessitam compreender este papel, portanto, o dever do treinador e dos pais deve ser ressaltado sempre para que não existam divergências das funções de ambos. Esclarecer os fundamentos da equipe multidisciplinar e os resultados gerados nas reuniões integradas pela equipe, retornando para os pais no que eles podem ajudar para que os atletas sejam direcionados na trajetória para um melhor desempenho. O trabalho da equipe multidisciplinar e treinador, de uma forma conjunta com os pais, sem que estes interfiram nas decisões da equipe, é crucial para que os atletas consigam trilhar sua trajetória até o objetivo final que cada um desses projeta em sua modalidade esportiva.”

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site