Confederação Brasileira de Golfe

Quando ser arrojado e quando ser conservador – Pisicologia Esportiva

22 de dezembro de 2006

A primeira iniciativa do psicólogo esportivo quando começa a trabalhar com um golfista, é elaborar o perfil psicológico deste jogador. Através de uma entrevista inicial, de observações de campo e outros métodos de análise; vai tentando descobrir se este jogador é mais agressivo ou mais conservador, como está seu nível de ansiedade, foco, concentração, etc.

 

A partir deste momento, quando for montada a estratégia de jogo, é importante analisar os 18 buracos do campo. Quais são os buracos mais perigosos? E os mais “fáceis”? A pessoa que no seu cotidiano é mais conservadora, muitas das vezes modifica a sua característica básica e tenta ser agressivo no campo de jogo, e o que se dá na prática, são muitos escores altos devido a esta atitude, diferente do seu jeito de ser.

Tenho observado, entretanto, que um número bem significativo dos golfistas (em torno de 70%) que apresentam um perfil tendendo ao lado conservador, jogam de maneira parecida como são. Não arriscam tiros perigosos, as tacadas para o green tendem a ficar na entrada ou no meio do green, poucas vezes atacam a bandeira e os seus putts ficam geralmente curtos.

O mesmo acontece do outro lado da questão; onde mais da metade dos golfistas que apresentam características mais arrojadas no seu cotidiano, tendem a ser mais agressivos no jogo de golfe, se identificam com o driver pela potência que este taco oferece, atacam sistematicamente a bandeira e geralmente seus putts quando não embocam passam o buraco, tendo um percentual muito pequeno de putts curtos.

Assim sendo, jogar de maneira agressiva ou conservadora, passa por uma abordagem psicológica e técnica; muitas vezes um buraco difícil, jogado de maneira menos arrojada pode levar o golfista a fazer um birdie. Podemos dizer então, que planejar a estratégia de jogo, analisando a característica básica de cada buraco (o que são perigosos e o que são fáceis) relacionando ao perfil do golfista (mais agressivo ou mais conservador) com certeza levará este jogador a minimizar determinados erros e conseqüentemente, melhorar o seu resultado.

 

 

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site