Confederação Brasileira de Golfe

R&A E USGA ANUNCIAM PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DAS REGRAS DO GOLFE

04 de dezembro de 2012

28 de novembro de 2012, St Andrews, Escócia – A R&A e a Associação de Golfe dos Estados Unidos da América (United States Golf Association – USGA), entidades reguladoras do golfe, anunciaram hoje uma proposta de alteração das regras do golfe, que visam proibir o apoio do taco ao efetuar a tacada.

A regra proposta 14-1b, que foi elaborada após uma ampla análise da R&A e da USGA, visa proibir as jogadas efetuadas com o taco – ou a mão que segura o taco – apoiado diretamente no corpo do jogador, ou com o antebraço apoiado no corpo, de forma a proporcionar um ponto de apoio que serviria indiretamente de apoio ao taco.

A nova regra proposta não altera as regras atuais dos equipamentos e permite o uso habitual de todos os tacos de golfe regulamentados, incluindo tacos da altura do abdômen e putters longos, contanto que eles não sejam apoiados durante a tacada. A regra proposta é direcionada a apenas alguns tipos específicos de tacadas, preservando, desta forma, a liberdade do golfista para efetuar uma ampla variedade de tacadas em seu próprio estilo.

Antes de tomar a decisão final em relação à nova regra proposta, a R&A e a USGA irão considerar mais comentários e sugestões de toda a comunidade golfista.

“Acreditamos ter considerado esta questão sob todos os pontos de vista possíveis, porém, em virtude do amplo interesse no assunto, gostaríamos de conceder a todos os interessados a oportunidade de expressar quaisquer novos elementos a serem considerados”, disse Peter Dawson, diretor executivo da R&A.

A alteração de regra proposta entraria em vigor em 1º de janeiro de 2016, obedecendo ao ciclo normal de quatro anos para alteração das regras do golfe. Este cronograma também fornece um período maior para que os golfistas possam, se necessário, adaptar seus métodos de tacada às exigências da nova regra.

Para mais informações sobre a nova regra proposta, bem como informações adicionais incluindo vídeos e imagens de tacadas que seriam permitidas e proibidas pelas alterações propostas à regra 14-1, acesse www.RandA.org/anchoring ou www.usga.org/anchoring.

A nova regra proposta define e preserva a natureza da tacada – Ao propor a nova regra, a R&A e a USGA pretendem demonstrar que os interesses de longo prazo do jogo serão atendidos por meio da definição da tacada como o movimento do taco, como um todo, sobre a bola.

“Ao longo dos 600 anos de história do golfe, a essência do jogo sempre foi segurar o taco com as mãos e projetá-lo livremente até a bola”, disse Mike Davis, diretor executivo da USGA. “O desafio do golfista é controlar o movimento do taco, como um todo, até acertar a bola. Apoiar o taco altera a natureza deste desafio. Nossa conclusão é que as regras do golfe devem ser alteradas de forma a preservar o caráter tradicional do movimento do jogo, eliminando a prática cada vez mais comum de apoio do taco.”

A NOVA REGRA ABORDARIA OS DESENVOLVIMENTOS RECENTES DO JOGO
Esta proposta de alteração reflete a responsabilidade da R&A e da USGA em definir como o golf deve ser jogado. Aspectos relacionados à forma como o jogador deve efetuar a tacada já foram abordados em alterações de regras anteriores, tais como a regra centenária que determina que a bola deve ser golpeada e não empurrada, arrastada ou alçada, e a proibição de 1968 do estilo de tacada “croquet” no green.

“Como entidades reguladoras, monitoramos e avaliamos as práticas e a evolução do jogo de golfe, e a nossa principal missão é garantir que as regras do golfe continuem a preservar as características fundamentais do jogo”, acrescentou Davis.

Embora apoiar o taco não seja uma prática recente, até há pouco tempo era um artifício bastante incomum, normalmente utilizado como último recurso por apenas um pequeno número de golfistas. Nos últimos dois anos, contudo, um número crescente de jogadores adotou a prática da tacada com apoio. As entidades reguladoras do golfe identificaram este aumento em todos os âmbitos do jogo e observaram que cada vez mais técnicos e jogadores têm defendido esta prática. A decisão de agir neste momento é baseada em um forte desejo de reverter esta tendência e preservar a tacada de golfe tradicional.

“As tacadas com apoio têm se tornado a opção preferida de um número cada vez maior de jogadores, e isto nos levou a analisar este tipo de tacada e seu impacto no jogo”, disse Dawson. “Nossa preocupação é que as tacadas com apoio ameaçam substituir as tacadas tradicionais, que são essenciais para o caráter duradouro do esporte.”

CRONOGRAMA E PROCESSO DE ANÁLISE
No início deste ano, a R&A e a USGA anunciaram que estavam analisando o tópico de apoio nas tacadas. Houve

amplo debate sobre o tema em toda a comunidade internacional de golfe, e este fato foi observado pelas entidades reguladoras.

Cada organização deve tomar uma decisão final sobre a alteração da regra proposta na primavera de 2013.

Quem quiser enviar comentários por escrito às entidades reguladoras é incentivado a fazê-lo até 28 de fevereiro de 2013, conforme instruído nos respectivos sites: www.RandA.org/anchoring ou www.usga.org/anchoring. (No contexto deste boletim informativo, R&A refere-se à empresa R&A Rules Ltd)

Notas aos editores:
A alteração proposta redefiniria a numeração da regra 14-1 atual para regra 14-1a, e estabeleceria a nova regra 14-1b, conforme descrito abaixo:
14-1b Apoiando o taco

Ao realizar uma tacada, o golfista não deverá apoiar o taco, seja de maneira “direta” ou com o auxílio de um “ponto de apoio”. 

Nota 1: O taco é considerado apoiado de maneira “direta” quando o jogador intencionalmente apoia o taco – ou a mão que está segurando o taco – em alguma parte do próprio corpo, exceto qualquer uma de suas mãos ou antebraços.

Nota 2: O “ponto de apoio” é caracterizado quando o golfista intencionalmente apoia o antebraço em alguma parte do próprio corpo para estabilizar a mão que segura o taco, como um ponto estável ao redor do qual a outra mão pode movimentar o taco.

Sobre a R&A – A R&A Rules Ltd é a empresa que faz as regras da R&A. Sediada em St Andrews, a R&A organiza o Open Championship, grandes eventos amadores e partidas internacionais. Juntamente com a Associação de Golfe dos Estados Unidos da América (United States Golf Association), a R&A regulamenta o jogo em todo o mundo, gerenciando conjuntamente as regras do golfe, as regras do estatuto amador, as normas de equipamentos e as classificações mundiais do golfe amador. O alcance de atuação da R&A é global, excluindo os Estados Unidos e o México.

A R&A está empenhada em trabalhar para o golfe e apoia o crescimento do jogo em todo o mundo, bem como a criação e manutenção de campos de golfe sustentáveis. A R&A opera com o consentimento de 143 organizações do golfe amador e profissional, e atua no interesse de mais de trinta milhões de golfistas em 128 países. Para mais informações sobre a R&A, acesse www.RandA.org.

Sobre a USGA – A USGA conduz os torneios Aberto dos EUA (U.S. Open), Aberto dos EUA Feminino (U.S. Womens Open) e Aberto dos EUA Sênior (U.S. Senior Open), além de outros 10 campeonatos nacionais amadores, dois campeonatos estaduais e partidas internacionais. Juntamente com a R&A, a USGA regulamenta o jogo em todo o mundo, gerenciando conjuntamente as regras do golfe, as regras do estatuto amador, as normas de equipamentos e as classificações mundiais do golfe amador. O alcance de atuação da USGA inclui os Estados Unidos, seus territórios e o México.

A USGA é líder mundial no desenvolvimento e no fornecimento de suporte para práticas de gestão de campos de golfe sustentáveis. Ela atua como principal organizadora da história do jogo e financia um programa contínuo de caridade “Para o bem do jogo”. Além disso, os sistemas de Classificação de Campos e Handicaps da USGA são utilizados em seis continentes, em mais de 50 países.
Para mais informações sobre a USGA, acesse www.usga.org.
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site