Confederação Brasileira de Golfe

Tradicional Aberto do Estado de São Paulo é nesta semana

16 de agosto de 2005

Os melhores jogadores do Brasil em busca do principal título paulista. É a hora do 56o. Campeonato Aberto do Estado de São Paulo, que será disputado de sexta-feira a domingo (19 a 21 de agosto), no Clube de Campo de São Paulo.

Depois de dois anos no Interior, o torneio volta à Capital, onde tradicionalmente era jogado. “A expectativa é grande, pois estamos falando da terceira mais importante competição do País, depois do Aberto do Brasil e do Amador de Golfe”, afirma Mauro Batista, diretor-executivo da Federação Paulista de Golfe, organizadora do evento.

Atletas com handicap até 15 jogarão em 54 buracos no sistema stroke-play, em disputa válida para os rankings nacional e paulista adultos. As inscrições encerraram-se nesta segunda-feira.

“Está tudo preparado para a abertura. Amanhã será feita a vistoria final às 14h30 e os jogadores poderão utilizar o excelente campo do Clube para treino até quinta-feira”, diz Batista.

De acordo com o regulamento, estão isentos para o campeonato os três melhores do ranking paulista scratch. São eles, Rogério Bernardo, Joakim Thrane, Pablo de la Rua, Ruriko Nakamura, Rosa Fernandes e Carla Ziliotto.

Roberto Gomez, o maior campeão do torneio com seis títulos (84, 86, 91, 94, 98 e 02), não poderia faltar, ainda mais jogando no seu próprio clube. “Ajuda bastante ser no Clube de Campo, mas não é o suficiente para ganhar”, diz o tetracampeão brasileiro.

Participarão da acirrada competição, os melhores do ranking brasileiro. Entre eles estão, além de Gomez, Leonardo Marengo (SP), Máximo Kopp (PR), João Paulo Albuquerque (PR), Rogério Bernardo (SP), Octávio Villar (RS), a tricampeã brasileira Patrícia Carvalho (PR), Cecília Kleinert (SP) e Ruriko Nakamura (SP).

Os golfistas juvenis indicados pelas federações são: André Tourinho (FGERJ), Daniel Stapff (FPRG), Felipe Lessa (FRGG), Luis Gama (FPF) e o campeão brasileiro Gonzalo Belin (Fecong). A paranaense Larissa Rocha Pombo foi a juvenil indicada pela CBG.

Em 2004, no Clube de Golfe de Campinas, a carioca Mariana de Biase venceu o Aberto com 229, duas a menos que Ruriko. No masculino, com 214, deu Kopp (foto) no playoff contra o campineiro Marengo. Confronto este que pode se repetir agora.

Em 2003, Maria Priscila Iida, hoje profissional no Japão, e o gaúcho Fernando Guimarães foram os melhores em disputa no PL Golf Club, em Arujá.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site