Confederação Brasileira de Golfe

Tudo pronto no Itanhangá para o 33o. Aberto do Rio

23 de maio de 2005

O Itanhangá Golf Club recebe os preparativos finais para a abertura, nesta quinta-feira, do 33ª. Aberto do Estado do Rio de Janeiro (26 a 28 de maio). Com um excelente padrão de qualidade, o Itanhangá já sediou importantes competições internacionais, como a edição sul-americana do Tour Europeu de 2000.

Na quarta-feira (dia 25), o campo estará aberto para o treino dos golfistas. O Aberto do Rio vai contar com, aproximadamente, 110 jogadores das categorias scratch, handicap até 9 e handicap 10-15, no masculino. No feminino, as categorias serão scratch e handicap até 15. A competição terá modalidade Stroke-Play 54 buracos, onde serão jogados 18 buracos por dia, em três dias de jogo.

George Berliner (foto), presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, está confiante no êxito desta edição do evento. “O campo do Itanhangá está perfeito e surpreenderá pela sua qualidade, fazendo jus ao troféu Golfinho de Ouro 2004 – concedido pela ABPG -, que premia anualmente o melhor campo do Brasil”, diz o dirigente. “É nosso sincero desejo receber de forma acolhedora os golfistas de todo o Brasil que estão nos visitando e prestigiando nosso Aberto”, acrescenta.

Na edição 2004 do torneio, os vencedores foram a paranaense Patrícia Carvalho, com 220 tacadas, e o juvenil gaúcho Felipe Lessa, com 219. A paulista Maria Priscila Iida foi quem mais ganhou o campeonato ao longo de sua história, nos anos de 1998, 2000, 2001 e 2002. No masculino, Roberto Gomez venceu em 1992 e 2001, enquanto Phillip Gasnier saiu vitorioso em 1999 e 2002. Para este ano, Berliner promete que “a equipe do Rio estará bem afiada para representar o estado.”

Árbitros nota 10

O Aberto do Estado do Rio de Janeiro estará bem servido de arbitragem, com Victoria Whyte, John Byers e Fabio Egypto em seu comando. Byers obteve o melhor resultado no último curso de regras e Egypto é sênior oficial de regras do Itanhangá Golf Club.

Já Vicky Whyte, presidente feminina da Federação Internacional de Golfe (IGF), dispensa comentários. Vicky receberá justa homenagem pelos serviços prestados ao golfe, principalmente na atual gestão da IGF, cujo mandato termina este ano alcançando o tempo-limite de seis anos. A dirigente também foi presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da CBG.

Terminado o Aberto do Rio, o golfe não descansa. A partir da próxima segunda-feira (dia 30), é a vez dos profissionais se enfrentarem na etapa brasileira do Tour de Las Americas, o American Express Brasil Classic, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site