Confederação Brasileira de Golfe

Um esporte sem fronteiras – Coluna Guillermo Piernes

15 de junho de 2007

*Guillermo Piernes

A vitória do argentino Angel Cabrera no U. S. Open indicou mais uma vez que passou a época que os campeões do golfe surgiam apenas na Europa e Estados Unidos e que existem outros caminhos além da tecnologia e preparação física para chegar ao topo.

Cabrera foi o segundo latino-americano na historia em vencer um Major. O primeiro foi o também profissional argentino Roberto De Vicenzo, no British Open, 40 anos atrás. O ex-caddie da pacata localidade argentina de Villa Alende, na província de Córdoba, recebeu um cheque de U$1,25 milhões.

Foi a terceira vitória consecutiva no U.S. Open de um golfista nascido fora dos Estados Unidos. O astro americano Tiger Woods foi o vice-campeão no desafiador campo de Oakmont. Em 2005 venceu Michael Campbell da Nova Zelândia e, em 2006, Geoff Ogilvy, da Austrália.

O segredo do trunfo de Cabrera foi baseado na concentração do começo ao fim opinou De Vicenzo. Cabrera, com seu andar e estampa de urso, mostrou também que hoje é o principal jogador mundial em potencia. Teve vários tiros de mais de 350 metros com a bola caindo na raia, quase 15 metros mais em média do que o musculoso Tiger, ícone da tecnologia e a preparação física.

“Nunca pensei que pudesse vencer o torneio que assistia fascinado pela televisão quando era um adolescente”, disse Cabrera de 37 anos após levantar a taça do U.S. Open. Cabrera teve como mentor da sua carreira Eduardo Romero, astro dos anos noventa e também vizinho da pequena Villa Alende. Os greens pequenos de tradicional desenho britânico de Villa Alende explicariam porque alem de fortes batedores são jogadores de precisão, segundo pensa o colunista que jogou seis vezes nesse campo.
Cabrera e Romero se iniciaram como caddies assim como boa parte dos profissionais brasileiros. Quando Cabrera ganhou o torneio disputado no campo do São Paulo Golf Club promoveu e participou de um churrasco na mesma noite da vitória em homenagem aos caddies, uma profissão em declínio no mundo pela democratização do golfe e a expansão dos carros elétricos.

O ex-caddie e destacado profissional Ronaldo Francisco foi o vencedor do TIM Golf Champions League, torneio disputado no Clube de Campo de São Paulo com R$86 mil distribuídos em prêmios, com apoio da LG e organizado pela Eagle Sports. “Apoiando o golfe, a TIM colabora para o crescimento desse esporte no País e associa sua imagem a uma iniciativa estruturada, como o Golf Champions League, o qual representa o maior investimento em Golfe Profissional no Brasil este ano, até o momento”, disse José Luiz Liberatto, diretor de imagem e publicidade da empresa.

Para Carlos Cuppo, diretor da Tim em São Paulo, o patrocínio é coerente com o raciocínio que vencer os desafios do esporte é também lutar “por um mundo verdadeiramente sem fronteiras”. O paulista Ricardo Iversson, que também participa de etapas do tour profissional argentino, foi o vice-campeão. Terceiro foi João Corteiz, seguido por Rafael Barcellos e José Aberbal. No Pro Am do evento venceu o time formado pelo profissional Carlos Dluhosch e os amadores Jung Choong Soo, Adriano Cobra e Artur Quaresma.

Na Fazenda da Grama foi realizada a IV Copa Apae em prol de crianças excepcionais, patrocinado pelo Bradesco Private o apoio da Combras. O nível técnico dos empresários participantes possivelmente foi inferior ao do ganhador do U.S. Open, mas também ajudou a superar fronteiras.

* Guillermo Piernes é consultor corporativo, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revista Forbes Brasil. Autor de Liderança e Golfe, o Poder do Jogo na Vida Corporativa (Ed. Paradiso). piernes@yahoo.com

Pódio:


Senna: A primeira etapa do segundo Circuito Ayrton Senna, organizado pela Federação Paulista de Golfe, foi realizada na Fazenda da Grama. VB Serviços, Lan Professional, G5 equipamentos, Linea Sucralose, Assurant Seguradora S.A., Duke Energy, BEM Emergências Médicas, IT Mídia, Vuarnet e O Estado de S. Paulo são os patrocinadores do circuito beneficente.

Saúde: No sábado se realiza nova etapa válida pela Taça Champs Privés com apoio do Projeto Saúde Brasil, de promoção da saúde pública.

Woods: O maior astro do golfe profissional Tiger Woods é papai. Na segunda feira nasceu Sam Aléxis Woods, o primeiro filho do casal da sueca Elin e do norte-americano Tiger.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site