Confederação Brasileira de Golfe

Um ligeiro freio na festa de Tiger – Coluna de Guillermo Piernes

16 de novembro de 2006
A festa completa de Tiger Woods no topo do golfe mundial teve um ligeiro freio na China, quando foi superado pelo sul-coreano Yong-Eun Yang na classificação da milionária etapa asiática do Tour Europeu.
 
Woods foi segundo a duas tacadas do vencedor, o que cortou a serie de seis trunfos consecutivos nos últimos grandes torneios.
 
O torneio HSBC, que distribuiu U$5 milhões em prêmios, foi citado por Woods como uma prova que o golfe mudou, se tornou menos exclusivo com mais jogadores de todo o mundo com reais possibilidades de vencer nos principais eventos.
 
 “O quadro era diferente 15 ou 20 anos atrás. Hoje os jogadores são mentalmente melhores, com equipamento superior, bem condicionados fisicamente, o que possibilita que batam a bola mais longe”, sintetizou Woods perante o fato que quatro asiáticos classificaram entre os primeiros 20 da etapa chinesa do circuito europeu.
 
Yang levou um cheque de U$ 833 mil pela sua vitória no torneio com maior premiação da Ásia e que foi computado como o primeiro torneio da temporada 2007 do Tour Europeue.
 
Longe da China, no campo Paradise do Blue Tree em Mogi das Cruzes, houve uma festa sem interrupções durante o fim de semana, com a realização do II Faap Golfe Experience. 
 
Alem de um torneio de golfe por equipes, o evento foi uma maratona de degustações de comidas, bebidas, charutos, desfile de modas, aulas de ioga, ginástica para em torno de 400 convidados. O evento contou com o apoio da Revista Forbes Brasil.
 
A animada e contagiante festa teve, como aconteceu com Woods, uma pequena freada pelo descuido por parte da organização técnica terceirizada do torneio de golfe, que restou legitimidade a classificação final. O torneio, na modalidade scramble, não levou em conta nem handicaps nem o fato que varias equipes foram montadas com menor número de jogadores. “Uma bela festa não desobriga a cuidar o espírito do golfe no torneio”, disse um dos golfistas e também patrocinador do esporte.
 
A bela festa do Faap Golfe Experience deve resultar em novos futuros golfistas, já que houve grande empenho para que muitos convidados não golfistas dessem as suas primeiras tacadas. Foi uma importante contribuição para o esporte, alem do caráter beneficente do evento.
 
Outra grande festa está prevista no Bourbon Iguassu Golf Club & Resort de Foz do Iguaçu de 1 a 3 de dezembro. O complexo hoteleiro encerrará o ano com um torneio especial, paralelo a um festival gastronômico internacional e que marcará o fim do mandato de Joaquim Pontes como presidente da Federação Paranaense de Golfe, após quatro anos de inúmeras vitórias de golfistas desse estado em diferentes categorias.  
Chefes de cozinha de Brasil, Argentina e Paraguai apresentarão o desfile gastronômico, que será um avance do Festival de Gastronomia do Mercosul, programado para maio de 2007. Também haverá um concurso de coquetelaria durante o evento. No campo, um carro será o premio para quem anote um hole-in-one.
 
A festa no Bourbon terá também golfistas da Argentina e Paraguai, na região de exuberante Natureza.
 
Pódio
Match Play: O organizador de torneios profissionais e professor Luiz Martins confirmou a presencia de importantes astros sul-americanos além dos melhores brasileiros no Unibanco AIG Match Play, programado de 27 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo.
 
Iberostar: O campo do campo do resort Iberostar, na baiana Praia do Forte, devera ser testado na segunda quinzena de dezembro antes da grande inauguração formal prevista para março, informo o diretor de golfe do empreendimento Gary Skolnik.
 
Ogio: No evento de Mogi das Cruzes, no ultimo fim de semana, os representantes da Ogio apresentaram a taqueira de menor peso do mercado com 1.300 gramas. 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site