Confederação Brasileira de Golfe

Vitória brasileira no Sul-Americano Sênior

06 de novembro de 2009

Um grupo de 65 jogadores da Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS) marcou presença no 31º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, competição que aconteceu entre os dias 25 e 31 de outubro, em quatro campos de golfe nos arredores de Santiago, no Chile. O evento foi uma realização da Associação de Golfe Sênior do Chile.

Divididas em diferentes categorias, os jogadores brasileiros retornaram da disputa com uma série títulos importantes para o país. “Como sempre o Brasil consegue se destacar em diversas categorias nos torneios seniores internacionais”, comemora Paulo Pacheco, presidente da ABGS.

No campo Club de Golf Los Leones, um par 72 localizado em Las Condes, Santiago, o time brasileiro formado por Paulo Pacheco, Shin Kwang Hyun, Luiz Valenzuela e Airton Balabusch venceu a Copa Francisco Humphreys. Destaque também para o Brasil entre os jogadores com handicap até 14, com vitória do golfista Airton Antonio Balabusch, com 204 tacadas. Ele também venceu a categoria de jogadores de 60 a 64 anos, com 204 net. Hidemi Nagao (na foto ao lado) venceu a categoria gross de jogadores com mais de 75 anos, com 255 tacadas. Cosme Gomm ficou em segundo lugar na categoria 10 a 14, com 216 net.

Já para as categorias handicap de 14 até 22, de 14 até 18, de 19 até 22, categoria por idades e nas Copas Brasil e John Mcrostie (disputa por equipes), a competição aconteceu no Club de Golf Sport Frances, em Vitacura, Santiago. Neste trajeto, o Brasil se destacou com dobradinha no podium na categoria por idades, onde os jogadores Vanderlei Micheletto e Humberto Monte Neto ocuparam a primeira e segunda posição, com 272 e 274 tacadas, respectivamente. Alex Molano e Peter Brinkmann foram vice-campeões nas categorias de 70 a 74 anos e mais de 75 anos, respectivamente.

Em Colina, região metropolitana de Santiago, onde está localizado o Club de Golf Las Brisas de Chicoreo, campo composto por uma combinação de 36 buracos, aconteceram as partidas das categorias handicap de 20 até 36, de 20 até 24, de 25 até 36, Copa Bolívia e Copa José Miguel Amenabar. Na categoria handicap de 20 até 36, o jogador brasileiro Rubens Penteado (na foto ao lado) venceu a disputa com 119 pontos e ainda levou o título de campeão da categoria de 70 a 74 anos. João Carlos de Macedo e Juvenil Antonio Cenci foram os primeiro e segundo colocados, com 98 e 95 pontos, respectivamente, na categoria 55 a 59 anos.

A disputa entre as damas de todas as categorias foi concentrada no Club de Golf Lomas de La Dehesa, em Lo Barnechea, um par 72 de 5.392 jardas para as mulheres. Nos resultados gross, categoria stableford, a jogadora Hiramatsu Toshiko, da delegação brasileira, venceu a disputa com 22 pontos. Já na contagem net, a vitória também foi do Brasil, com a golfista Lucia M. da Silva Pupo, que marcou 35 pontos.

Vale ressaltar que o Brasil foi o país que enviou a maior delegação ao campeonato. “Isso é uma demonstração da força da ABGS não apenas no Brasil, mas em todo o continente”, diz Pacheco.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site